sábado, 9 de janeiro de 2016

O preço de "comprar" um pensamento

"Negar é ter tudo o que se não afirmou. Afirmar é ter só o que se escolheu com a afirmação."

Gosto muito desta passagem em do mundo original (1957), de Vergílio Ferreira.

Entre outras implicações, gosto de a adaptar a uma ideia terapêutica de crucial importância nas nossas vidas.

O nosso cérebro é uma máquina de produzir pensamentos. Eles vêm e vão. De vez em quando, de forma desconhecida mas aparentemente arbitrária, há um que agarramos e não deixamos ir. Porque ele ressoa ao nosso sentido de identidade. Trata-se de uma escolha.

Ao escolhê-lo, estou a restringir a minha visão (de mim, do futuro e do mundo) e o meu comportamento subsequente. Para os adequar àquele pensamento, que escolhi ser estruturante.

Não o seleccionando, não lhe atribuindo importância, enfim, não acreditando realmente nesse pensamento, estou a conferir-me a liberdade de ser e fazer o que mais valorizo para a minha vida.
.

Nenhum comentário: